Consumo consciente


Hoje no Brasil e no mundo o surgimento de uma sociedade atenta e preocupada com o rumo que se toma o planeta, diante dos reflexos do consumo.

O momento atual é histórico, “sustentabilidade”, “mudança de padrões de consumo” não são temas restritos aos círculos acadêmicos, passaram a ser parte das conversas familiares. O governo por intermédio do Ministério do Meio Ambiente, divulgou documento com a informação que a humanidade já consome 30% mais recursos naturais que a capacidade de renovação da Terra.

Os padrões de consumo e produção mantando-se nesse patamar, em menos de 50 anos serão necessários dois planetas Terra para atender as necessidades de água, energia e alimentos. Destaca também que é preciso desenvolver consciência na hora do consumo, principalmente aumentando a discussão junto a sociedade trazendo a informação e sensibilizando-a sobre o assunto.

Faça a sua parte.

Na hora da compra:

  1. Conceito 3Rs – reduzir, Reutilizar e Reciclar.
  2. Dê preferência ao consumo de produtos feitos de materiais reciclados ou que possam ser reciclados.
  3. Prefira produtos de industrias que utilizem tecnologias limpas em seus processos produtivos e mantenham praticas de sustentabilidade.
  4. Procure economizar nos transportes.
  5. Busque práticas de saúde preventivas.
  6. Informe-se sobre educação sócio-ambiental.
  7. Conheça programas de lazer e turismo urbano e rural de sua região.
  8. Saiba sobre a politica de ocupação territorial de sua cidade.
  9. Atenção especial a geração e tratamento dos resíduos sólidos, orgânicos e Inorgânicos.

Água, importante recurso natural.

Atente para as formas de conservação, sustentabilidade, uso racional e reuso.

Para minimizar os impactos do uso excessivo, desperdício e perda dos recursos hídricos naturais como nascentes, lagos e rios, o governo pretende promover ações para conservar, reciclar e planejar o reuso da água. Medidas já foram tomadas, como o armazenamento da agua da chuva por cisternas e a reciclagens de agua para utilizações secundárias.

Outra medida tem sido o estímulo de procedimentos que permitam a infiltração da água da chuva no solo, superfícies permeáveis em condomínios, por exemplo, além de jardins e áreas arborizadas com cobertura vegetal, pedriscos, entre outros.

Consuma de forma consciente, o planeta agradece.

Camargo e Lima Corretora de Seguros

www.camargoelimaseguros.com.br

Deixe um comentário